Todas as informações desenvolvidas no levantamento do escopo do produto e instrumentos elaborados por cada atividade do
desenvolvimento do escopo do produto devem ser unificadas em um documento central, chamado Documento de Visão. Ele define a
base de todo o escopo do projeto, definindo problemas, necessidades, usuários, características do produto, restrições,
requisitos e priorização, entre outras.
Definir um vocabulário comum contendo os termos, as expressões e as siglas mais frequentes do domínio do problema. Este
vocabulário será utilizado pela equipe de projeto e fornecedores de requisitos, servindo de base para a compreensão do
domínio do negócio. As informações devem ser consolidadas no documento Glossário.
Elaborar o Modelo de Casos de Uso, dividindo o sistema em várias visões ou pacotes, além disso, identificando os atores,
cada caso de uso que compõe o sistema e esboçando o diagrama de casos de uso da forma que forma conveniente.
Alguns artefatos produzidos serão parte do Documento de Visão, enquanto outros devem existir em um documento separado.
Entretanto o conjunto destes artefatos irá compor a linha de base do projeto, após aprovado.
Realizar a rastreabilidade entre os requisitos e os produtos de trabalho.
Após levantamento dos requisitos, é necessária sua aprovação junto às partes interessadas antes de prosseguir com as demais
atividades do projeto. Caso não haja aprovação, as atividades devem ser executadas novamente, visando obter a aprovação do
escopo do produto. |